Benefícios que animais de estimação trazem à família

Post 329

Muitas pessoas não imaginam a alegria e os benefícios que um animal de estimação pode trazer à sua vida e à sua saúde. Geralmente os bichinhos são procurados para aumentar as famílias e fazer companhia, porém, os cães e gatos podem ser fundamentais aliados para uma maior qualidade de vida e muita diversão.

Conversar e brincar com animais pode diminuir o estresse, melhorar problemas de socialização, melhorar o sistema imunológico, reduzir a pressão arterial, elevar a autoestima e combater a depressão, já que eles são capazes de doar muito amor e carinho.

Quem tem um amigo desses em casa sabe a sensação de chegar, depois de um dia de trabalho cansativo, ser recebido com festa. Isso deixa qualquer um mais feliz e essa sensação é capaz de liberar serotonina e dopamina, hormônios capazes de relaxar o ser humano, colaborar com seu bem-estar, controlar a pressão sanguínea e a melhorar o sono, pois diminuem os níveis de cortisol. Por isso, algumas pessoas, mesmo que inconscientemente, se dedicam tanto aos animais e se sentem melhor.

Já na melhor idade, as pessoas costumam, passar mais tempo dentro de casa e procuram distrações. Então, os animais apresentam-se como grande atrativo para elas, pois assim têm com quem conversar e de quem cuidar. Quando falamos de crianças, a afeição aos animais é nítida, já que esses bichinhos são vistos como um amigo com quem podem brincar. A convivência desperta um lado mais sensível e carinhoso, e são capazes de aprender a respeitar o espaço dos bichos, às vezes mais do que dos próprios pais. A criança passa a ter então a noção da diferença entre os seres e automaticamente aplica isso no dia a dia.

Se ainda tem dúvida em adquirir ou adotar um animal ou deixar que seu filho tenha um, acredito que após essas informações, você irá pensar nessa possibilidade com mais carinho. Os benefícios que nossos amigos podem nos proporcionar são enormes e cientificamente comprovados! Com certeza, você não se arrependerá, vai descobrir que há muito AMOR envolvido nessa amizade!

Cinco benefícios que animais de estimação trazem à família:

- Conviver com animais de estimação faz bem. A maioria das pessoas que adquirem animais de estimação desenvolve mais segurança e autoestima. Os bichos também ajudam a melhorar a sensação de bem-estar.

Eles contribuem para uma vida mais saudável. Um estudo da Universidade de Cambridge apontou que donos de cães e gatos vãomenos ao médico e se recuperam mais rápido em caso de doença. Ter um bicho ajuda ainda na saúde cardíaca e vascular. Já foi comprovado também que crianças que convivem desde cedo com animais de estimação têm menor risco de desenvolver alergias.

Animais estreitam as relações familiares. Um estudo americano feito com 240 casais mostrou que a presença de um animal de estimação diminui as brigas entre os cônjuges. O cuidado e a interação com os pets ajudam a aliviar o estresse cotidiano, tornando as tarefas diárias mais agradáveis, o que reflete em toda a família.

- Crianças com animais de estimação são mais felizes. Os pets ajudam as crianças a aprenderem e exercitarem valores como amizade, respeito à vida e amor. Também ajudam a desenvolver o sentido de responsabilidade e autocontrole. Para as crianças mais tímidas, os bichos ajudam a melhorar a interação social e comunicação.

- Animais diminuem a sensação de solidão. Quem convive com um animal de estimação se sente menos solitário. Em idosos, a companhia de um pet ajuda a afastar a depressão, como mostrou um estudo na Inglaterra, e tornam os vovôs e vovós mais ativos e sociáveis. Os bichos também ajudam a superar a perda de entes queridos e eventos traumáticos.

 

Fonte: https://www.apipa10.org