Dicas para pais com filhos menores de 5 anos de idade

Post 331

Dicas para pais com filhos menores de 5 anos de idade.

 

1 – Desmamar

O aleitamento materno é maravilhoso e essencial. É exclusivo na alimentação dos bebês até os primeiros seis meses. Após essa idade, podem e devem ser acrescentados alimentos sólidos. A introdução de papinhas, frutas amassadas e a mamadeira também ajudam no desenvolvimento natural da criança. A dica é oferecer o copo e a mamadeira, sem deixar de amamentar, para que o bebê se acostume desde cedo e para que seja mais fácil a transição quando for necessária.

2 – Tirar a chupeta

Outro grande desafio é tirar a chupeta. O melhor é não oferecê-la, mas sei que para alguns bebês se faz necessário, pois ela acalma e consola. Mas quando for necessário tirar, use essa dica. Deixe a chupeta ficar velha e não compre outra. Aos poucos ele deixará de usá-la. Depois, troque por algo que ele gosta, é importante não comprar uma nova e fazer a troca pela chupeta velha.

3 – Criar a hora de dormir

Uma boa dica é estabelecer um horário para seus filhos dormirem. Desligue a TV e as luzes e os coloque na cama. É importante estarem em suas camas e que o ambiente esteja calmo e sem distrações. No começo podem dar trabalho, mas se acostumarão.

4 – Tirar as fraldas

Não é fácil tirar as fraldas. Transforme o vaso sanitário em algo natural, coloque um redutor de assento colorido de algum personagem infantil e ensine a criança que todo o xixi e cocô deve ser feito ali. Aquele é o local deles, onde eles querem e devem ficar. Ao dar a descarga deem tchau para ele. Retire as fraldas durante o dia. Dará um pouco de trabalho ficar limpando, mas valerá a pena. Deixe-os à noite com fralda. Leve a criança ao banheiro antes de dormir, e durante a noite, acorde a criança e leve-a ao banheiro. Tenha paciência e seja persistente, tudo dará certo.

5 – Hora da escola

Prepare as crianças e sempre diga coisas boas sobre a escola. Visite escolas onde elas possa ver amigos e familiares. Vendo pessoas conhecidas, elas sentirão desejo de ir também. Depois é só fazer a matrícula em escolas onde tenham amigos ou algum familiar.

6 – Problemas na escola

Muitas crianças apresentam problemas de comportamento ou adaptação na escola. Se isso acontecer, o ideal é conversar com a criança e com a escola. Fique atento à criança e ao seu comportamento. Incentive a criança a ir à escola e diga que ficarão mais inteligentes, que vão encontrar seus amiguinhos e assim por diante.

8 – Escovar os dentes

Devem ser estimulados desde cedo. Compre uma escova dental que eles gostem. Estabeleça horários e uma rotina. Assim saberão que em determinado horário devem escovar os dentes. Diga que com dentes bonitos e limpos ficarão mais bonitos.

9 – Segurança

Ensine as crianças que devem ser obedientes, que nunca devem sair de perto dos pais e que não devem ir com pessoas estranhas. Ensine aos filhos telefones e contatos dos pais e avós.

11 – Televisão

Estabeleça regras e horários para assistir TV. Fique atento aos programas e às indicações. Classificação de conteúdos para TV existe e deve ser seguido.

12 – Estimule a leitura

Leia com as crianças livros infantis. Ajude a colorir os livros ilustrados e crie uma cultura de leitura.

13 – Não bata

Tenha paciência e não bata, converse. Faça esse esforço pois quando as crianças apanham aprendem a bater. Defender-se não é bater. Quando errarem ou desobedecerem, procure conversar e demonstrar amor. O amor é o melhor remédio para a desobediência e birra.

14 – Videogame

Videogame é muito bom e existem jogos excelentes. Atente para os tipos de jogos e a quantidade de tempo gasto jogando. Sejam firmes nesse ponto e o videogame trará grandes alegrias e muito divertimento.

15 – Religião

Envolva seus filhos numa religião. Eles aprenderão a usar a fé, a disciplina, cultura e obediência. Seja um bom exemplo para eles e usem a religião a seu favor.

 

Embora tenha muitas coisas para se fazer com as crianças pequenas, a mais importante de todas é amá-las de todo o coração através do exemplo, palavras e atos. Aproveite essa fase, ela passa rápido.

 

Fonte: https://familia.com.br/