Técnicas de relaxamento para crianças

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Conheça algumas técnicas de relaxamento para crianças que podem ajudar no dia a dia:

 

Respiração profunda

A respiração profunda é uma forma eficaz para diminuir a resposta natural do corpo ao estresse.
Ela diminui o ritmo cardíaco, reduz a pressão arterial e proporciona uma sensação de estar no controle.
Esta técnica simples pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer idade.

-Respire profundamente

-Segure a respiração por um momento

-Solte lentamente

 

Relaxamento Muscular Progressivo

O relaxamento muscular progressivo oferece uma ótima maneira de aliviar o estresse.
Isso é feito com movimentos de contrair e relaxar diferentes grupos musculares em seu corpo.

-Rosto: Peça aos seus filhos para torcerem o nariz e testa como se cheirassem algo fedido e, em seguida, proceda ao relaxamento do rosto.
-Mandíbulas: Peça ao seu filho para cerrar suas mandíbulas com força como se ela fosse um cachorro pendurado em um osso e, em seguida deixe a mandíbula completamente solta, para libertação do osso imaginário.
-Braços e ombros: Proponha ao pequeno esticar os braços para os lados ou para frente, depois levantá-los acima de sua cabeça e esticar tão alto quanto ela possa.
Mantenha por alguns instantes, deixe cair e deixe os braços relaxados.
-Mãos e braços: Sugira para a criança imaginar que está espremendo uma laranja com uma mão o mais forte que puder, em seguida, deixar a laranja cair no chão, deixando braço e mão moles.
-Estômago: Deitado de costas, sugira ao seu filho para contrair os músculos do estômago tão forte quanto ele puder, apenas por um momento.
Logo após, afrouxar a musculatura e relaxar.
-Pernas e pés: Sugira ao seu filho ficar em pé e pressionar os dedos dos pés contra o chão como se estivesse cavando a areia da praia.
Com cada uma dessas técnicas, incentiva seu filho a perceber os resultados positivos de relaxar cada parte do corpo e tenha o objetivo de trabalhar com estes exercícios para alcançar o relaxamento do corpo inteiro.

Repita todos esses exercícios 3 vezes.

 

Exercícios

O exercício é uma ótima forma de relaxamento. Ofereça tipos variados de exercício que as crianças adoram: andar, correr, nadar e jogar. No entanto, não se esqueçam de exercitar a música.
Há excelentes CDs de exercícios e DVDs para todas as faixas etárias.

 

Riso

O riso é um calmante maravilhoso que, de acordo com especialistas, alivia a tensão e ajuda a relaxar o corpo.

-Formas de incentivar o seu filho a sorrir incluem:
-Contar piadas
-Revezando fazendo caretas
-Assistindo desenhos animados engraçados

 

Pratique com sua família! As técnicas acima são eficazes para indivíduos de qualquer idade.

Fonte: http://www.itio.com.br