Atividades para as crianças durante as férias de inverno

Post 348

Atividades para as crianças durante as férias de inverno

As férias escolares são um dos momentos mais esperados pelas crianças. Mas o que é sinônimo de descanso para os pequenos, pode ser motivo de preocupação para os pais. Para muitos esse é um período difícil, pois nem sempre conseguem encaixar as férias de inverno com a agenda profissional. Desta forma, é necessário aproveitar os momentos longe da escola para evitar que seus filhos passem o dia inteiro em frente à TV.

Nesta época, o frio é um fator que muitas vezes dificulta a programação fora de casa, como brincadeiras e atividades ao ar livre. O que fazer para entreter os filhos durante as férias escolares? A missão é manter as crianças ocupadas! Com ideias criativas, é possível preparar atividades interessantes e divertidas para seu filho aproveitar a folga dos estudos. Confira algumas delas:

– Convidar os amigos para passar uma tarde em sua casa: Quando as crianças estão juntas, o que não falta é imaginação e brincadeiras. Enquanto eles estão se divertindo no quarto, você pode ter um tempo para descansar enquanto assiste a um filme ou lê um livro.

– Labirinto de obstáculos: Toda criança adora um desafio. Espalhe almofadas pela sala, travesseiros, cobertores e até mesmo cadeiras para formar um labirinto em que a criança possa passar um bom tempo se divertindo nos obstáculos criados. Estabeleça uma meta e um prêmio, para tornar a brincadeira ainda mais divertida.

– Brincando de massinha: Caso você esteja fazendo um bolo ou alguma outra massa, envolva seu filho na atividade. Separe alguns pedaços de massa para ele e incentive-o a construir uma cidade ou até mesmo fazer uma mini pizza. Assim, ao mesmo tempo que você cozinha, você consegue ficar de olho na criança!

– Jogos de cartas e tabuleiro: Além do clássico vídeo game, existem também os jogos de tabuleiro e de cartas. Ensine seus filhos a jogar uno, jogo da memória, xadrez, damas, lince, imagem em ação, jogo da vida, entre outros. Muitos deles ajudam a treinar o foco e a atenção da criança.

– Máscaras: Faça algumas máscaras para o seu filho de personagens famosos, como o Homem Aranha, Hulk e Batman, utilizando cartolina, tecidos e diversos tipos de canetas. Invente também aventuras emocionantes para distrair seu super-herói favorito!

– Cabaninha: Brincar de cabaninha é uma das brincadeiras mais antigas que existem. Pegue duas cadeiras e coloque um cobertor em cima delas. Coloque algumas almofadas no chão e deixe seu filho brincar com os bonecos e bichos de pelúcia dentro da cabana.

– Visite um planetário: Uma opção interessante é levar as crianças ao planetário. Além de aprenderem sobre o universo, elas ficarão encantadas com as histórias e imagens que aparecerão.

– Brincadeira de “Stop”: A famosa brincadeira “stop” pode render boas horas de diversão para as crianças mais velhas. Tudo o que você precisa é de lápis e papel. Um ótimo jogo de raciocínio e até mesmo de língua portuguesa!

 

Fonte: Blog do Dengucho