Relação família e escola

Post 350

Relação família e escola

Ao longo dos anos vem se ampliando a conversa sobre a importância de uma maior participação das família no contexto escolar. E uma das primeiras perguntas que surge é como levar a família a participar da vida escolar do seu filho?

Um dos primeiros pilares para essa relação ser bacana é a família respeitar a escola e realmente dar a valor ao aprendizado. Muitas famílias não consideram que seja tão relevante para a criança estudar e assim as crianças acabam chegando na escola não dando valor a escola, professores e ao ato de aprender.

A relação da família com a escola deve ser uma relação de confiança e parceria. Essa relação vem dividir responsabilidades e ao mesmo tempo somar forças.

As famílias precisam comparecer às reuniões da escola e procurar a escola em caso de necessidade. Além disso precisam respeitar as regras. As crianças precisam frequentar a escola, não chegar atrasadas, fazer as tarefas propostas, chegar na escola em condições favoráveis ao aprendizado.

O que a família deve e pode fazer com o seu filho em casa para favorecer o aprendizado?

– Observar as tarefas de casa
– Conversar sobre a escola com a criança, o que está aprendendo? Como estão as amizades?
– Ajudar a organizar o material e aos poucos ir dando autonomia para que a criança cuide de seu próprio material.
– Ter um local apropriado para a realização das tarefas. O dever deve ser feito numa mesa. Escuto cada vez mais relatos de crianças que fazem dever no sofá, na cama, no chão, assistindo televisão, almoçando e etc. Muitas dessas crianças chegam em sala com dificuldade de se manterem sentadas.

A grande maioria dos pais não tem como acompanhar tudo de perto por conta da vida corrida, mas é importante ter um momento com o seu filho nem que seja uma vez por semana para observar essas questões.

Além de todas as questões levantadas acima, as famílias precisa também escutar as questões trazidas pela escola com mais atenção. Muitas vezes os pais são chamados na escola e não dá muita atenção as questões destacadas pela escola, mas a escola tem um olhar muito bom das crianças que estão ali com eles todos os dias.

 

Fonte: Pais & FIlhos